sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Música em Eventos - Envolva seus participantes através da música

Música pode ajudar a dar vida a reuniões e eventos e gerar maior envolvimento dos participantes.

por Michael Pinchera
tradução Ney Neto

O fundador da empresa Australiana Song Division, Andy Sharpe, liderou uma sessão na última edição do IMEX, em Frankfurt, com o obetivo de compartilhar formas práticas de usar a música para aumentar o sucesso dos eventos.

Confira abaixo a entrevista com Sharpe publicada na sessão blogs (Your Industry) do site www.mpiweb.org

Um forte abraço,

Ney Neto


One+: O que te inspirou a começar a discutir com profissionais da indústria o poder de transformação da música nos eventos?
ANDY SHARPE: Não há treinamento para os profissionais sobre como utilizar música para realizar um grande evento. Tocar a música certa na hora certa pode ajudar você a criar conexões emocionais entre seus participantes, a organização, seu conteúdo e entre cada um. Mas música normalmente é algo que "pensamos depois". Assim como a comida e a decoração, isso precisa de atenção! O time da Song Division e eu temos projetado música para eventos ao redor do mundo por 10 anos, por isso estou ansioso por compartilhar essa experiência no IMEX em Frankfurt.

One+: Quis são alguns erros generalizados cometidos pelos profissionais em relação a músia em eventos? Qual a forma mais fácil de superá-los?
AS: Um erro comum é deixar a música para alguém que não conhece o seu público. Pedir para o cara do som que você conheceu minutos antes para tocar algo de seu iPhone pode não arruinar o dia, mas provavelmente não irá te ajudar a atingir os objetivos do evento. Você conhece seu público e pode colocá-los no estado emocional certo - bombando para um kick-off de vendas, relaxando o público antes de uma renuião de stakeholders possivelmente quente ou preparar a festa para o jantar de gala. Peça ajuda aos seus colegas salvadores em música, simplesmente não deixe isso para um completo estranho e no último minuto.
Outro grande erro é não ensaiar. Seja música mecânica ou banda ao vivo, ensaie a música que será tocada quando as portas da plenária se abrirem, quando o CEO subir ao palco ou durante o jantar. Sente-se em diferentes pontos da sala para ter certeza que o volume está apropriado. Se é música de fundo, tenha certeza de que todos conseguem falar sem esforço. Se é o grande número de abertura, certifique-se de que ocorra o impacto sem estourar os tímpanos do público na fila da frente.

One+: Quais são as inovações em audio que você tem visto recentemente?
AS: Eu acho que a inovação mais empolgante em audio são os serviços musicais baseados em subscrição, como Spotify e Rhapsody. Ao invés de comprar CD´s ou pagar por músicas no iTunes, você paga uma assinatura do Spotify por exemplo de USD9,99 por mês e tem acesso ilimitado a mais de 20 milhões de músicas.
Algumas pessoas tem elogiado o novo Mumford&Songs, você digita no aplicativo de seu telefone e está instantaneamente em sua coleção. É uma ótma ferramenta para os profissinais de eventos - você pode montar suas próprias listas para os próximos eventos e compartilhar com colegas online, que podem acrescentar suas sugestões.
Infelizmente, tocar músicas diretamente do app Spotify durante o evento real ainda é uma questão nublada do ponto de vista dos direitos autorais sobre a reprodução. Então, para errar para o lado da precaução, você ainda tem que comprar as músicas finais que decidir usar via iTunes ou similar.

Link Original site MPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário